reflexão sobre filme romântico / como a realidade fode o amor

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009


O filme?

Antes do pôr-do-sol
http://www.imdb.com/title/tt0381681/


Tá, o filme é romântico e somente romântico, qualquer comentario sobre ele, vai soar como delírios de uma menina sonhadora atrás de um grande amor.
Mas vou comentar mesmo assim, sobre uma parte muy dramática do filme, e no quanto me identifiquei no chororô minha-vida-sentimental-é-uma-merda.




transcrevo partes do script!

----


It made me feel cold,
like if love wasn't for me!


I... I don't believe that.


I don't believe that.


You know what?


Reality and love are almost
contradictory for me.


---

Ok, eles estão no carro, e ela chorando, explicando a "insensibilidade" .. mas ela tem motivo, passou um dia e uma noite com um completo desconhecido, eles eram jovens, bla bla, e ela se permitiu ser todo o amor que pudesse entregar. Sabia que ia durar pouco mesmo, e ainda tinha a ilusão do reencontro em Viena. tudo muito lindo, até que ela começa a tentar aplicar todo esse sentimento com os próximos caras que ela se envolve, que ela vai conhecendo, não sao mais estranhos, nao é mais por apenas um dia. Então fode tudo, a realidade fode tudo. Celine se sente incapaz de ser toda amor novamente. E com razão.



---

It's funny...

Every single of my ex-es...

they're now married!

Man go out with me,

we break up,

and then they get married!

And later they call me to thank me for teaching them what love is, and...

that I taught them to care and respect women!

You know, I want to kill them!

Why didn't they ask me to marry them?

I would have said "No", but at least they could have asked!!!


---


Celine só se envolveu com homem inseguro, mas existe homem seguro? Todos os homens seguros que eu já conheci, só eram seguros de sua homossexualidade hahaha. A mulher precisa confiar, precisa se sentir protegida para poder ter todos os inevitáveis devaneios femininos, que sao dramáticos, lindos, e passam, porra! Os relacionamentos acabam, sejam por ela ter a sensação de vazio, de que ela oferece um relacionamento sinérgico e criativo e ninguém faz isso por ela, sejam pelos homens terem medo de não conseguir satisfaze-la, o que é verdade. Mas por que se conformar com a inabilidade de não conseguir fazer a Celine feliz? é claro que é mais fácil o relacionamento terminar, o cara casar com uma mulher mediana, onde ele aplicará toda a magia de se relacionar aprendida com Celine, e depois agradecer. O desafio, de fazer uma grande mulher, se sentir feliz e amada? Difícil, sim, super difícil. Celine é exigente. A realidade fode tudo, e é contraditória com o amor. Tentar e tentar, seenganar que "dessa vez vai dar certo, dessa vez será diferente". Eu faço tudo, e voce se entrega, por que nao fazer tudo por mim, para eu poder me entregar? Não quer tentar?



---

But it's my fault, I know that it's my fault, because...

I never felt it was the right man.

Never!

But what does it mean the right man? The love of your life?

The concept is absurd,

the idea that we can only be complete with another person is...

EVIL!


---


Yeah, é o melhor ponto da cena!
Meu pensamento preferido, depois de tentar e tentar, não adianta mais colocar a culpa nos parceiros do porque tudo dá errado. O erro está na idéia do que é o amor, do que ele é formado. Não dá para somente se sentir completo com outra pessoa, amar vai bem mais além, e para pessoas como Celine, que querem mais e mais, nunca vai ser suficiente. O problema é que tudo se encaixa muito bem na teoria, agora na prática, na carência, na sociedade, na cultura, nao tem como fugir. Voce cresce com a noção de que ser feliz no amor, é encontrar a pessoa perfeita e casar. Não, não dá pra ser assim.
Você foi a pessoa perfeita, por um mês, por três dias ou por 20 anos.
Você nunca foi a pessoa perfeita para mim, mas valeram as risadas.
Você nunca foi a pessoa perfeita para mim, apesar de que acredita que eu sou para você.
Nosso momento foi perfeito, mesmo que só tenha durado uma noite.

É assim, a realidade que foda com tudo, novamente. Para mim o amor é o conjunto de momentos que amamos, em que somos amor, em que estamos com pessoas que são amor. Celine é mais amor do que uma receptora de amor, não sei se é por azar, ou se é a escassez mesmo, de pessoas dispostas. Mas a necessidade constante de buscar o conforto, faz com que tenhamos mais relacionamentos-sofá, do que belos momentos de sentimento verdadeiro.


---

I'm so miserable in my love life, in my relationship, I always act as...

Like...

you know, I'm detached, but I'm...

I'm dying inside.

I'm dying because I'm so numb,

I don't feel pain, or excitement...

I'm not even bitter, I'm just...

---


Resultado final: anestesia.
Cansa, sabe?
Um dia Celine casa, um dia eu caso, e o pior é que não teremos ninguém para ligar e agradecer por ter ensinado o que é o amor.

É um post comentando sobre o filme, sim. Mas, tá óbvio que foi para escrever sobre mim...






1 comentários:

Anônimo disse...

que lindo de morrer!